quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Músicas Francesas

Uma vez, há muito tempo atrás, contei pra uma amiga que eu adorava música francesa e na hora ela rebateu dizendo que detestava. Gosto não se discute mas se fosse hoje perguntaria: O que você conhece de música francesa? Edith Piaf e Charles Aznavour? Adoro os dois, mas a música francesa de hoje vai muito além.
Quando eu estudava na Aliança Francesa de Botafogo (sem dúvida a melhor filial da Aliança) tinha acesso a um acervo de cds, dvds e livros do centro multimídia e podia levar o que quisesse emprestado. Foi lá que conheci Thomas Fersen, Carla Bruni, Henri Salvador entre outros.
Agora vou compartilhar com vocês os meus cantores/compositores preferidos:

Thomas Fersen
Cantor e compositor que faz sucesso desde os anos 90. As letras das músicas são divertidas, falam do cotidiano, impressões e sentimentos. Adoro a voz grave e o piano que ele usa em algumas músicas, como essa:



Au Café de la Paix fala sobre um encontro marcado num dos cafés mais famosos de Paris.

Carla Bruni
Podem me julgar mas eu gosto de Carla Bruni, tenho 4 álbuns dela (1 só tem músicas em inglês, mas ok).
Sua vida daria um filme: ela nasceu rica e linda,  já foi modelo, virou cantora e compositora, teve uma vida amorosa pra lá de diversificada, namorou os roqueiros Eric Clapton e Mick Jagger (trocou o primeiro pelo segundo), o magnata Donald Trump (Eca!), os atores Kevin Costner e Vincent Perez, o editor Jean Paul Enthoven (esse ela nega) e seu filho, o filósofo Raphael Enthoven (dizem que trocou, de novo, o primeiro pelo segundo, com quem teve um filho - e ele era casado! só esse babado já dava um filme). Por fim virou primeira dama da França, se casando com o então presidente Nicolas Sarkozy, teve uma filha com ele. Hoje faz a linha Mère de Famille e chama o Sarko de Mon Marri. 
Não sei se os franceses gostam muito dela, acho até que não... mas enfim, eu gosto da voz e de muitas musicas. Difícil escolher uma, mas é preciso, então ouçam essa mais recente onde ela cita as grandes estrelas da música francesa:


A música mistura francês e inglês e começa dizendo: "Quando tudo vai mal, experimente música francesa". Em outro momento fala que a música francesa nos levará a Paris. Acho fofa.

Henry Salvador
Cantor e compositor que adorava o Brasil e era considerado por muitos como precursor da Bossa Nova. Não preciso dizer mais nada, ouçam-no e vejam como não tem como não amar.




Brigitte
Duas  cantoras moderninhas que resolveram formar um Duo, o nome escolhido faz homenagem à Brigitte Bardot, Brigitte Fontaine e Brigitte Lahaie.




"M" (Mathieu Chedid)
Figura estranha que usa roupas chamativas e um cabelo no formato de M. Criou esse personagem para driblar a timidez e diferenciar seu trabalho do de seu pai e avô. Ele é mais conhecido pela música "Belleville Rendez-Vous" do filme As Bicicletas de Belleville. Eu gosto mais dessa musica aqui:




Vou parando por aqui porque o post tá longo e já deu pra ter uma ideia do meu gosto musical.

Querem ouvir mais?? Corram lá no Spotify pra ouvir minhas playlists:
Musique Française
Mélange

Bisous!

P.S- Veja também: Músicas Francesas- Parte 2

9 comentários:

  1. AMOOOOOO!!! Que bacana vc conhecer varios cantores!! Sabe que eu tenho certa dificuldade de achar CDs de musicas francesas nas lojas por aqui? No maximo ...com muito custo...por encomenda...consegui o do Charles Aznavour!!! Como posso conseguir alguns desses que vc postou? Onde encontra-los sem ir para a Franca??
    Otimo dia pra vc!!!
    Bjs,
    Jad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jad
      Os cds da Carla Bruni são mais fáceis de achar por aqui (o primeiro eu copiei da Aliança, 2 eu comprei pela internet, acho que na Saraiva, o último eu baixei no itunes), o do o do Thomas Fersen eu copiei do cd da Aliança Francesa, chama-se Les Ronds de Carrotte. O site dele tem toda a discografia e as letras: http://www.fersen.free.fr/albums.php3
      Do Henry Salvador tenho um que copiei da Aliança tb... mas acredito que a maneira mais fácil seja baixar da internet mesmo.
      Fora isso, nesse site plaay (onde eu fiz a playlist dá pra ouvir algumas coisas). Você conseguiu ouvir a playlist? Em alguns tablet eu consigo ouvir, no PC não, se não estiver funcionando para a maioria eu vou tirar do blog.
      Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Oi Paula!! Consegui ouvir sim!! Quaaaaaase desmaiei com estas musicas logo de manha cedo!! O que e' a voz do Henry Salvador??? Maravilhosa!! A Carla Bruni...todos!! Ui!! Vou tentar pelo site!! Obrigada!! Bjs,
      Jad

      Excluir
    3. Que bom que funcionou! Fico feliz que tenha gostado, vou tentar colocar mais músicas na playlist depois... e que sempre que eu tento o site trava..rss
      Bjs

      Excluir
  2. Tenho uma amiga que acabou me influenciando...Hoje, eu posso dizer que gosto de muitas músicas e filmes franceses. O meu cantor preferido é o Christophe Maé (Tombé Sous Le Charme) Essa musica é bonitinha, alegre e o clipe bem divertido! Se não conhece, eu recomendo :)

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar mas não ouvi nada dele, vou procurar também.
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Lindas músicas, amei os ritmos ;)

    Bjs!

    bloggarotaunica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir