segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A Cor do Ano para 2015

Desde 2000, todo ano a Pantone (empresa que criou um sistema de cores amplamente usado pela indústria gráfica e têxtil) lança uma cor para o ano seguinte.
E a cor do ano de 2015 será a Marsala 18-1438.



Mas pra que serve a cor do ano e de onde vem essa inspiração?
Essa tonalidade servirá para inspirar coleções de maquiagem, roupas, tintas de parede e outros produtos.
Segundo a empresa o objetivo não é escolher uma tonalidade da moda mas sim encontrar uma cor que represente os sentimentos e anseios das pessoas globalmente, de acordo com suas atitudes, estados de espírito e identificação. Então, teoricamente, ela já estaria inserida no imaginário das pessoas e a empresa detecta isso de alguma forma.
Marsala é o nome de uma cidade italiana e também de um vinho, o que nos traz uma sensação de sofisticação, elegância, é um tom terroso e quente. É a volta do Luxo!
Além da cor do ano eles disponibilizam paletas como sugestão de combinações:


Eu, de cara, não me identifiquei muito não, ainda estou muito apegada na cor de 2014 e também na de 2013, que são mais a minha "cara". Achei que essa paleta combina mais com inverno europeu, e esse luxo não faz muito parte da minha vida, mas vamos ver no que dá né?!
Só pra lembrar, vejam as cores dos anos anteriores:

as minhas preferidas são: 2008, 2013 e 2014

No site da Pantone (o gringo, pq no brasileiro ainda está a cor de 2014) eles contam todo o processo da escolha da cor e mostram como ela funciona na prática.
Vejam algumas fotos tiradas de lá:



Olhando assim, no tecido só enxergo "marrom", esperava algo mais "vinho", mas curti bastante a cor do batom.
E vocês, o que acharam?

Bisous!

Nenhum comentário:

Postar um comentário