quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Dica de Leitura: A História Secreta de Paris

Como ladrões, vigaristas, cruzados, santas, prostitutas, déspotas, anarquistas, poetas e sonhadores transformaram um povoado Glaulês na cidade luz da Europa.


Escrito pelo inglês Andrew Hussey o livro tem 524 páginas (sem contar com as notas e referências bibliográficas) e conta a história de Paris desde aproximadamente 250 a.C., quando ela já era um povoado habitado pela tribo celta chamada Parisii (ou Parísios) até 2005. Adoro livros grandes, demora mais pra acabar (e quando acaba dá aquela depressão pós-livro hehehe). Ele é dividido em 9 partes cada uma correspondendo a um período.
A parte 1, chamada O Velho Oceano, que vai da pré-história até 987 d.C pra mim foi a mais difícil, apesar de me interessar muito pelos Celtas mas o enfoque do livro é outro e esse período da cidade não me cativou muito.
A partir da parte 2, Cidade da Alegria, que vai de 988 a 1460, a leitura foi ficando mais atrativa.
O autor procura narrar a história pela ótica das pessoas comuns e os cenários do livro, muitas vezes, são os bares, os cafés e as vielas mal iluminadas onde se desenrolaram noitadas e o dia a dia.
Não terminei de ler ainda mas já recomendo fortemente!

Bisous!

Nenhum comentário:

Postar um comentário