quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Oceanário de Lisboa

Um dos passeios mais legais pra se fazer em Lisboa é visitar o Oceanário que fica no Parque da Nações, local onde em 1998 aconteceu a última exposição mundial do século XX. O oceanário foi inaugurado durante essa Expo, cujo tema era "Os oceanos, um patrimônio para o futuro" e ficou como legado para a cidade.

É um aquário gigante totalmente dedicado aos oceanos e à sua conservação. Um dos três melhores aquários do mundo.

Pelo lado de fora são dois prédios ligados por uma rampa, entramos pelo da direita, que tem uma cascata saindo da marquise e é revestido com placas imitando escamas de peixe. Na entrada tem uma loja bem legal onde se pode comprar souvenirs de todos os tipos e preços. No segundo andar tem um espaço para exposições e a rampa que dá acesso ao prédio da direta onde fica o aquário.

Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa

Lá dentro há uma divisão entre os habitats marinhos: Atlântico, Antártico, Pacífico e Índico. Podemos visitar esses habitats em dois níveis: o terrestre e o subaquático.

No nível terrestre o que eu mais curti foram os pinguins e as lontras marinhas.


As lontras são as mais fofas e fotogênicas. Elas ficam nadando de costas e olhando pra câmera...hahaha...Apaixonantes, vontade de pegar e levar pra casa!


As lontras comem cinco vezes por dia, para manterem a temperatura do corpo constante e elevada, consomem 30% do seu peso diariamente.


Em todo o oceanário tem sonoplastia com os sons dos habitats para entrarmos no clima. No nível subaquático esses sons nos transportam para o fundo do mar.

Pela disposição dos diferentes aquários os quatro habitats representados convergem para o centro, onde tem o tanque central. A decoração de cada habitat prolonga-se pelo aquário central, criando a ilusão de estarmos diante de um aquário só mas, na verdade, janelas de acrílico dividem os quatro habitats do aquário central. A impressão que temos é que todos os peixes estão no mesmo aquário.

É muito lindo...



Oceanário de Lisboa

Eu ficava me perguntando como é que os tubarões convivem no mesmo ambiente que outros peixes sem comê-los e como eles faziam para alimentá-los. Pesquisei no site do Oceanário e vi que eles ficam no aquário central e são alimentados duas vezes por semana, com a ajuda de uma vara.

Tubarão Oceanário de Lisboa

Os peixinhos pequenos são lindos!



E tem também essas rãs pequeninas, fofas


Olha o tamanho delas em comparação com meus dedos.  

O foto saiu tremida mas é só pra termos uma ideia de tamanho
É um ótimo passeio pra qualquer idade, mas eu fico imaginando que pra crianças deve ser muito mais legal, não acham? Sempre que estive lá pensava nos meus sobrinhos, se pudesse levava todos comigo...

Bisous!


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, mil desculpas.. a louca aqui queria responder o seu comentário mas errei e acabei excluindo!! não acredito que fiz isso :(
      Eu pensei a mesma coisa quando li o seu post, muita coincidência...

      Excluir
  2. Oi, Paula! Não tem problema! :)
    Sim, muita coincidência! Sou post já estava publicado, mas eu ainda não tinha lido. Gostei muito de relembrar o Oceanário e me deu vontade de voltar lá. Bjinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Eu sempre tenho vontade de voltar! hehehe adoro.
      Bjs

      Excluir