Óbidos é uma vila medieval toda cercada por uma muralha que fica no alto de uma colina a 80 km de Lisboa.
É uma viagem no tempo, sou viciada, chega a ser quase um toc, é obrigatório pra mim: sempre que vou a Lisboa tenho que ir a Óbidos.
Pra tentar explicar o porquê desse fascínio tenho que resumir um pouco a história do lugar:
A vila foi fundada pelos Celtas em 308 a.C, no século I foi conquistada pelos Romanos, depois pelos Visigodos no século V e pelos Mouros no século VIII ( eu sempre fico quando penso que estou num lugar com tanta história).
Em 1148 D. Afonso Henriques tomou a vila dos Mouros e em 1210 D. Afonso II a doou para a sua mulher, D. Urraca. Em 1282 D. Dinis fez o mesmo e a partir daí a vila passou a fazer parte do dote de todas as rainhas portuguesas até 1834. Quem mandava lá eram elas, por isso Óbidos era conhecida com Vila das Rainhas, pra elas a vila era o local de descanso e refúgio das desavenças da corte.
Como a vila é toda cercada pela muralha só tem uma entrada/saída:
Por dentro, a Porta da Vila que é do século XVII, é revestida de azulejos.
Sempre fica um músico ali na entrada tocando música clássica, o que ajuda a criar o clima.
É possível passear pelos 1,5km de muralha que cerca a vila. É bem alto e dá um certo medinho na hora de subir, mas vale a pena, a vista lá de cima é linda.
![]() |
pra vcs entenderem porque dá medinho, é alto e não tem proteção- foto Lais Azevedo |
Lá embaixo a vila é um charme, as casas todas branquinhas com detalhes em azul ou amarelo.
Igreja de Santa Maria, provavelmente fundada no período visigótico, ela foi transformada em mesquita durante a ocupação árabe.
Outras vistas da vila
Não visitei ainda o interior da Pousada mas tenho a intenção de um dia me hospedar lá.
Olhando no booking.com uma diária pra maio deste ano está saindo a 165 euros, barato não é mas para os padrões europeus é um preço bem razoável. Acho que vale a pena passar pelo menos uma noite lá. Está na minha whish list para próxima viagem!
Como chegar:
Pegar o metrô até a estação Campo Grande (linha verde), de lá saem autocarros (ônibus) da Rodotejo em vários horários, a passagem custa cerca de 8 euros.
Em Lisboa existem empresas que oferecem passeios que combinam Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos no mesmo dia, fica meio corrido mas é uma boa opção para dispões de pouco tempo.
Já fiz esse passeio com a Inside Lisbon, custa 59 euros sem o almoço.
Bisous!
Que lugar lindo! Quero conhecer!
ResponderExcluirAmei!!! Quero ir!!
ResponderExcluir