sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Mais Pães Caseiros

Estou simplesmente viciada nos pães caseiros. Já não compro pão industrializado desde o meu post  sobre a panificadora elétrica. Claro que isso me obriga a fazer pão dia sim, dia não, isso tem sido um pouco cansativo mas está valendo muito à pena. Apesar de todo trabalho (não gasto menos de 3 horas pra fazer um pão) é  uma coisa que me relaxa, estou curtindo muito mesmo.

No inicio fazia o ciclo completo na máquina, mas os pães assados lá ficam num formato meio "tijolão" e com um buraco no fundo (por causa da pá que mistura a massa). Aos poucos fui testando só bater a massa na máquina e assar no forno convencional.

Pra fazer o pão assando no forno convencional é só selecionar o ciclo Amassar/Massa (na minha máquina é o ciclo Massa de Pizza). Colocar todos os ingredientes na forma na ordem indicada pela receita e selecionar o ciclo, quando terminar de bater tire a massa, divida em duas partes e modele sobre uma superfície enfarinhada (eu uso uma tábua de vidro grande). Em seguida, é só colocar em duas formar, cobrir com um pano e deixar descansar por 1 hora ( deixo dentro do forno desligado). Geralmente a massa dobra de tamanho. Por fim é só assar (uso o forno a 190 º, aproximadamente, por uns 45 minutos). Não precisa pré-aquecer o forno.

O resultado vou mostrar pra vocês agora, junto com as receitas que mais agradaram.
A maioria das receitas são do Blog Máquina de Pão, que foi um grande achado pra mim. Todas as receitas que eu fiz de lá deram certo. No manual da Cadence tem umas receitas boas também.
Vamos às receitas:

Pão 50% Integral

Receita original aqui.

Meu pulo do gato:
*Usei mel de florada de flor de laranjeira que deu perfume maravilhoso ao pão
*Fiz com azeite no lugar de óleo
*Acrescentei 2 colheres de sopa de pistache

Pão 50% Integral

Pão da Toscana

Já falei desse pão no outro post, mas ele é tão maravilhoso que eu tenho que repetir. Dá pra fazer várias versões dele.

Receita original aqui

Meu pulo do gato:
*Acrescentei azeitonas pretas italianas picadas.
ou
*Alecrim na massa + alecrim e sal grosso por cima.
ou
*Linguiça Calabresa Picadinha.

Pão da Toscana com Azeitonas Pretas
Com Azeitonas Pretas
Pão da Toscana com Alecrim e Sal Grosso
Com Sal Grosso e Alecrim

Pão de Canela com Passas e Castanhas

Receita original aqui

Meu pulo do gato:
*mudei a medida das passas e das castanhas do pará para meia xícara.


Pão de Canela com Passas e Castanhas

Então é isso, em breve vou me aventurar a fazer o Pão Australiano igual ao do Outback.

Bisous!

3 comentários:

  1. Paula, que vontade que dá de fazer pão! Seus pulos do gato são demais. Esse pão da toscana com azeitonas pretas... Mmmmm! E esse com mel também. Fiquei curiosa. Mas não tenho panificadora elétrica. Você menciona o forno convencional. A panificadora é para bater a massa? Tem ciclos, né? Impossíveis de serem realizados por um ser humano e seus bracinhos. Desculpe minha ignorância. É que queria fazer, mas não tenho a máquina. Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana
      A Panificadora tem ciclos para bater a massa e pra assar... mas também pode só bater a massa e assar no forno comum. Fazer tudo a mão eu ainda não consigo kkk, a única vez que tentei foi uma tragédia. Porque tem que ser tudo cronometrado, sovar a massa, descansar, sovar de novo, descansar mais kkk ainda não cheguei nesse nível.
      A boa notícia é que hoje em dia essas máquinas são bem mais baratas e eu acho um ótimo investimento.
      Essa noite, pela primeira vez, eu programei a máquina pra fazer o pão com o timer, e quando acordei estava ele lá, lindo e cheiroso...não tem preço!
      Beijos!!

      Excluir
    2. Mmmmmmm! Toda vez que vc relata que acordou e o pão estava lá cheiroso eu fico com vontade de comprar uma panificadora sim. Obrigada pelas informações! Bjs!

      Excluir