terça-feira, 17 de março de 2015

Salada Grega

Salada Grega


Como o nome já indica, é uma salada tradicional da Grécia, lá é chamada de χωριάτικη σαλάτα, traduzindo: salada campestre.
A receita original é feita com tomate, pepino, pimentão, cebola roxa, queijo Feta, azeitona preta e temperada com azeite, orégano, sal e pimenta preta.

Muito saborosa e fácil de fazer.

Pra começar eu dispenso o pimentão, acho que ele, em conjunto com o pepino, deixa a salada indigesta. Fora isso, faço tudo como manda o figurino.

O único item que pode ser difícil de achar é o Feta, que é um queijo fresco e salgadinho feito com leite de cabra.
Aqui no Rio eu acho facilmente no supermercado Zona Sul e embora eu o ache imprescindível na receita, na falta dele dá pra substituir por queijo minas curado, queijo coalho ou qualquer queijo de cabra fresco.
O que eu comprei dessa vez foi esse aqui:


Vamos ao passo a passo:

*Pique a cebola roxa e deixe-a de molho em água gelada com umas gotas de limão ou vinagre por no mínimo 30 minutos.

*Enquanto a cebola fica de molho é só picar o tomate, o pepino e o queijo (este corto em tamanho  pequeno porque ele é bem salgadinho)

*Misture os ingredientes picados às azeitonas pretas inteiras e tempere com bastante azeite extra virgem, sal moído na hora com ervas, orégano e gotas de vinagre de maçã.

E voilà!
Sirva com pão fresco e azeite.


Bisous!

4 comentários:

  1. Mmmmmm...! Bom saber! Comi muito dessa salada lá. Vou ver se preparo, seguindo essa receita. Queijo feta... Mmmmm...! E adorei também o tzaltziki (não sei se escrevi direito), um molho a base de iogurte, que é picante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comi essa salada pela primeira vez num restaurante alemão em Salvador kkkk
      E depois em Paris num restaurante grego do Quartier Latin .... Lá na Grécia não pude provar ainda mas está na minha lista ....
      Agora quero fazer o moussaka, amo!

      Excluir
  2. Olá querida Paula ^^
    Me pareceu bem apetitosa essa salada grega..Amo salada e variedades sempre me atraem .
    Beijos
    http://fabisilvaleuck.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir