terça-feira, 18 de novembro de 2014

Testei: Shampoo e Condicionador Caseiros

Falei no último post da dica de uma amiga que não usa mais shampoos e condicionadores. Dei uma pesquisada no assunto e descobri um movimento nos Estados Unidos chamado "No Poo". que condena o uso de shampoos e condicionadores industrializados pois eles acreditam que a grande quantidade de substancias químicas presentes neles é prejudicial à saúde.
Segundo eles, o silicone e outras substâncias dão uma falsa sensação de limpeza, maciez e brilho os cabelos, enquanto na verdade sobrecarregam o couro cabeludo, que passa a produzir mais óleo.

Vamos às receitas:

Shampoo
1 medida de bicarbonato de sódio
2 medidas de água filtrada
Misturar tudo num recipiente.
Com os cabelos molhados, aplique a mistura e massageie suavemente. Deixe agir por 2 minutos e enxágue.

Condicionador 
Colocar num recipiente vinagre de maçã e umas gotas de azeite de oliva e passar nos cabelos logo após a primeira mistura.

Quando ouvi a descrição do que era usado como shampoo e condicionador pensei:
1) Nem morta que eu vou ter saco de fazer isso
2) Como assim não vou usar condicionador nos meus cachos?

Enfim, achei que meu cabelo iria ficar uma palha mas era domingo e resolvi tentar porque queria ver se melhorava uma irritação que vez ou outra aparece no meu couro cabeludo. Minha dermato disse que é estresse mas certos shampoos agravam a coceira, daquela marca TRESemmé eu não posso nem chegar perto.
Então fiz lá as misturas e fui testar, confesso que na hora do condicionador não aguentei e coloquei um pouquinho de creme só nas pontas (não consegui me desapegar, foi só um pouquinho pra ajudar a desembaraçar).
Vejam como ficou com os cabelos ainda molhados:


E com o cabelos já secos:


O que eu achei da experiencia?
Na hora da lavagem a primeira mistura dá uma certa agonia, obviamente não faz espuma e a sensação de massagear o couro cabeludo com o bicarbonato não é lá muito boa. A segunda mistura tem o incomodo do cheiro de vinagre, que sai depois do cabelo seco.
A sensação que ficou depois da lavagem foi boa, achei refrescante e o cabelos ficaram macios. Os cachos se formaram só no meio mas às vezes isso acontece mesmo.
No dia seguinte à tarde eu senti meu cabelo um pouco oleoso na raiz e começou a coçar do mesmo jeito. 
Então achei que todo o trabalho não valeu à pena pra mim. Não sei se teria que dar mais um tempo e tentar mais vezes mas não estou muito inclinada à fazer isso. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário