sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Maionese de Leite com Pesto de Manjericão

Sempre fiz maionese caseira com ovo cru e nunca tive problemas... mas vez ou outra ouvia falar do perigo da salmonella. Apesar de só usar ovos de boa procedência, orgânicos e caipiras ficava um pouco receosa, até que outro dia vi uma receita dada pelo Jimmy no programa Mais Você de maionese caseira em que o ovo é substituído por leite.

Achei meio impossível, pensava que a clara do ovo era imprescindível pra maionese não ficar mole mas resolvi testar né.

Receita Original:

1 copo americano de leite integral (200ml)
400 a 500 ml de óleo de milho ou canola
Sal e pimenta do reino à gosto
1 cabeça de alho assado

Assar o alho inteiro (com casca e tudo) no forno baixo por 40 minutos. Num liquidificador, juntar o leite, o sal , pimenta e alho. Bata tudo na velocidade mais baixa e assim que a mistura estiver homogênea vá adicionando o óleo em fio até a consistência desejada.

Claro que eu ia mudar a receite né?! De cara resolvi trocar o olho assado por "pesto de manjericão" que eu adoro e sempre tenho em casa.

Mas não me contentei em só mudar a receita, fiz pior, fiquei com preguiça de procurá-la na internet. Tinha visto a matéria na tv há algumas semanas e não lembrava muito das medidas, só havia ficado na memória a referência ao copo americano.

Aí a pessoa já se acha a Chef de Cusine e resolve fazer tudo no olho... 

Como eu fiz:

2 colheres de sopa de pesto de manjericão
1 copo americano de leite integral (200ml)
A mesma quantidade (200ml) de óleo (que burra!!)
Sal... (um pouco pq o pesto já tem sal e nada de pimenta pq eu não curto)

Bati o pesto com o leite e o sal e fui jogando o óleo de canola e nada de engrossar...hahaha...ficou uma m... joguei mais um pouco de óleo e... nada de engrossar.

Resolvi que tinha que salvar a maionese, questão de honra: em pleno carnaval, tinha um hamburguer caseiro feito pelo Dudu lindo, esperando por ela.

Dissolvi um pouco de gelatina sem sabor em duas colheres de sopa de água fervendo, misturei na maionese mole e continuei batendo por alguns segundos e, como num passe de mágica, ela engrossou!!!


Consegui salvar a maionese e ela ficou uma delícia!

Maionese de leite com manjericão

Olha agora no hamburguer caseiro (feito com alcatra moído em casa, essa receita eu dou outro dia):

hamburguer caseiro

Nham!!

Juro que da próxima vez vou usar as medidas de leite e óleo indicadas na receita original pra ver se vai dar ponto e depois conto pra vocês.

Bisous!

2 comentários:

  1. Hahahaha! Que suspense. Eu crente que você vinha dar a receita correta. Aí, de repente, eu leio um "que burra!" Achei que o final do post ia ser "pois é, gente, deu errado". Boa ideia colocar a gelatina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk eu mudo as receitas e de vez em quando dá tudo errado, mas eu não desisto... kkkk
      bjs

      Excluir