Algumas pessoas me perguntam porque eu sempre volto a Lisboa. Já estive lá 4 vezes e pretendo voltar muitas outras por vários motivos:
Primeiro porque todas as vezes que fui à Europa meus vôos tinham conexão em Lisboa e eu sempre acho muito vantajoso fazer um stop de 3 ou 4 dias, sai pelo mesmo preço de ir direto e te poupa do estresse que é fazer a conexão quando se tem pouco tempo.
Depois porque eu gosto, e muito, de Portugal. Seja por causa das minhas raízes (vejo as senhorinhas portuguesas na rua e lembro da minha saudosa avó materna) ou porque Lisboa é uma cidade linda, barata e tem uma culinária maravilhosa (sabe que comida é uma coisa que conquista o meu coração né?!).
Então vamos às dicas:
Onde ficar
Indico dois lugares onde já me hospedei e seguem a linha BBB, bom, bonito e barato, eu acrescentaria um quarto B de bem localizado.
Grapes & Bites- Hostel and Wines
Rua do Norte 83, 1º andar- Bairro Alto
Super barbada! Um Albergue temático, muito aconchegante e incrivelmente barato. Está localizado no Bairro Alto, um bairro com animada vida noturna, cheio de bares, restaurantes e casas de fado.
Tem acomodações em quartos mistos e também suítes com banheiro privativo. A decoração é toda dedicada ao vinho português e embaixo tem um bar/restaurante com o mesmo nome.
A diária de uma suíte sai a 55 euros com café da manhã incluído, e uma cama em quarto compartilhado 14 euros, ótimo custo/benefício.
É possível reservar e ver mais fotos. pelo
booking.com.
Gat Rossio
Rua Jardim do Regedor, 27-35 - Rossio
Da rede Gat Roons, é um hotel com visual moderninho situado no centro de Lisboa, próximo à estação do Rossio, linda estação de trem construída em 1886.
Destaque para os maravilhosos itens de toillete (shampoo, condicionador, sabonetes e creme hidratante) da Korres Cosmetic. A Korres é uma marca grega de cosméticos naturais (isso é assunto para um outro post).
O preço da diária com café da manhã para duas pessoas fica na faixa dos 90 euros para o quarto duplostandard e 104 euros o quarto duplo superior. Reservas e mais informações no
site deles.
Onde beber/comer
Grapes & Bites
Rua do Norte 83, térreo- Bairro Alto
É o bar/restaurante do albergue, tem uma vasta carta de vinhos portugueses e boa comida.
Lá bebi sangria de vinho tinto e pra petiscar uma tábua de queijos portugueses divinos.
Lisboa Cheia de Graça
Rua da Atalaia 75- Bairro Alto
Pequeno e aconchegante bar que serve comidinhas deliciosas. A dona é Sheila, brasileira radicada em Lisboa, cozinheira de mão cheia e ótima anfitriã. O que aquela mulher consegue fazer com tão pouco espaço é surpreendente. A decoração também é uma graça, tudo feito por ela. Vale muito a pena conhecer.
Update:
O Lisboa Cheia de Graça está com dois novos endereços no Bairro Alto:
Travessa do Poço da Cidade 48
Rua da Barroca 92
Ambos funcionam de 16:30 às 24h
A foto abaixo eu peguei na pagina do Lisboa Cheia de Graça no facebook
Dicas importantes:
*Nos pontos turísticos, meios de transporte e ruas mais movimentadas, tenha muito cuidado com sua bolsa/carteira/celular. Em Lisboa, como em outras capitais da Europa, não costuma haver assaltos à mão armada e violência mas tem muito o que eles chamam de pickpoket, batedores de carteiras, pessoas bem vestidas que não levantam suspeitas e agem de maneira muito silenciosa.
*Brasileiros gostam muito de azeite, não é? Eu sempre reparei que nos restaurantes eles nunca colocavam azeite na mesa e quando eu pedia os garçons faziam uma cara esquisita, um deles uma vez perguntou de forma ríspida "quer azeite pra quê?" Fiquei com medo de apanhar...rsss. Até que percebi o motivo da irritação deles, eles usam muito azeite na preparação da comida, se você pede azeite pra acrescentar no prato é como se dissesse que a comida não está boa, não está bem temperada. Então se não quiser levar uns foras de garçons impacientes contente-se com o azeite que já vem na comida (que é bem razoável).
Bisous! Au revoir!